Teutônia - O Dia Mundial do Meio Ambiente foi de conscientização na cidade. Houve distribuição de 330 mudas de pitangueira, araçazeiro, cerejeira, canafístula, árvores nativas e frutíferas, doadas pela Conpasul. Os alunos do Centro Municipal de Ensino Fundamental (Cemef) Leonel de Moura Brizola, na Vila Popular, lavaram as mudas para plantar em casa. "Como lidamos com concreto, temos uma política de preservação ambiental. Aproveitamos as cinzas do carvão para incrementar o material produzido", destaca o encarregado de Comunicação Ivan Maia. Segundo ele, todas as unidades da empresa dispõem de um sistema de separação do lixo e tratamento dos resíduos. "Disponibilizamos canecas aos funcionários para água e deixamos de jogar no lixo cerca de 42 mil copos descartáveis por mês", acrescenta. Outras 500 mudas vão ser plantadas na região da matriz da empresa, que produz também asfalto ecológico, reduzindo o número de pneus usados nas ruas.
Para a aluna Eduarda Damasceno de Castro (8) a natureza é a nossa casa. "Aprendi a não jogar o lixo na rua e a amar a mãe natureza." A professora Ivanice Echer ressalta a importância da valorização do ecossistema desde jovem. "Trabalhamos a conscientização sobre a camada de ozônio, as queimadas, o lixo, o plantio de árvores, e o mais importante: preservar o que já se tem", reflete.
Dentro da turma, a cada dia, um aluno assume a responsabilidade de ser vigilante da natureza, ajudando a cuidar para que outros não poluam o meio ambiente. Os estudantes também trabalham com oficinas de reciclagem, produzindo itens a partir de garrafas pet, madeira e latas que seriam descartadas. O professor da 4ª série Eduardo Röhsig enfatiza a participação dos pequenos. "Buscamos refletir dentro da sala de aula com trabalhos que exijam a criatividade."
(O Informativo do Vale, 06/06/2008)