A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembléia Legislativa gaúcha, presidida pelo deputado Adolfo Brito (PP), transfere os trabalhos legislativos para Pelotas nesta sexta-feira (06/06). As perspectivas da produção agrosilvopastoril na área de abrangência do Programa Mar de Dentro será tema de audiência pública a partir das 15h, na Câmara de Vereadores do município. O debate integra as atividades da Semana Estadual do Meio Ambiente.
Hoje, Pelotas reponde por aproximadamente 28% da produção de arroz do Estado, 10% da produção de grãos, 16% do rebanho bovino de corte, e detém a maior bacia leiteira, com a produção de 30 milhões de litro/ano. Além disso, possui uma expressiva criação de cavalos e ovelhas (28% do rebanho e eqüinos e 30% da produção de lãs). Na indústria, os serviços avançados de montagem de estruturas, transporte e logística têm uma condição competitiva especial.
Foram convidados a participar da audiência pública nesta sexta-feira o secretário estadual do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes; secretário da Agricultura, João Carlos Machado; presidente do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), Luiz Carlos Pureza Nunes; engenheiro florestal da Emater Bagé, Rodolfo César Perske; presidente da Força Sindical, Cláudio Janta; prefeito de Pelotas, Adolfo Fetter Jr. (PP), presidente da Câmara de Vereadores, Otávio Soares; além de representantes de entidades ligadas ao setor.
(Por Joana Colussi, Agência de Notícias AL-RS, 05/06/2008)