O deputado Adão Villaverde (PT) participou, no final da tarde desta quarta-feira (04/06), da formatura de jovens aprendizes do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar). Criado em 2006, o CRC Cesmar foi o primeiro centro de recondicionamento de computadores da América Latina e a primeira unidade do Programa Computadores para Inclusão, coordenado pela Secretaria Nacional de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento.
O modelo criado e desenvolvido no RS tem servido de parâmetro para as demais unidades do programa do Governo Federal que estão sendo criadas em todo o Brasil. Este ano foram inaugurados e funcionam aos moldes do Cesmar dois novos centros, um em Guarulhos, São Paulo e outro em Gama, no Distrito Federal, que além de reaproveitar conscientemente os materiais e incluir digitalmente jovens de baixa renda da mesma forma que o CRC – Cesmar, capacitam o mercado de trabalho gerando renda e experiência e formando, assim, profissionais para o futuro. Localizado no Bairro Mário Quintana, o CRC Cesmar, através de cursos de hardware e software livre, qualifica mais de 90 jovens em situação de vulnerabilidade social.
O Centro integra o Programa Brasileiro de Inclusão Digital, e é resultado de uma parceria entre o Ministério do Planejamento, através da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, e a Rede Marista de Educação e Solidariedade, através da mantenedora União Sul Brasileira de Educação e Ensino – USBEE. Os números traduzem a importância deste projeto. Só o Governo Federal descarta, anualmente, 300 mil máquinas, que podem ser aproveitadas em ações como esta. Os primeiros computadores recondicionados pelo Cesmar foram doados ao Telecentro do Parque Chico Mendes, administrado pela ONG Nacipaz de Porto Alegre. As máquinas recondicionadas são doadas para escolas, creches, postos de saúde e telecentros espalhados por todo o país. O CRC - Cesmar conta com o apoio de parceiros como o Grupo Hospitalar Conceição e a Nortran.
Para doar equipamentos de informática descartados procure um colégio marista ou centro social marista. Acesse www.maristas.org.br ou ligue (51) 33663817.
(Por André Pereira, Agência de Notícias AL-RS, 05/06/2008)