Nesta quinta-feira (05/06), Dia Mundial do Meio Ambiente, o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, deputado Daniel Bordignon (PT), reiterou a importância da construção de políticas públicas na área ambiental, que muito têm impulsionado o avanço na preservação dos bens naturais. Bordignon destaca a necessidade da implementação dos 21 itens da propostos pela frente parlamentar, que apontam diretrizes rumo ao desenvolvimento sustentável.
De acordo com o petista, a mudança cultural para um novo olhar sobre os recursos naturais deve ser construída com políticas públicas claras, que atendam a maioria da população. "Desta forma, ao propormos os 21 eixos de discussão a serem destacados pelos poderes, institucionalizados ou não, buscamos avançar na transformação de um modelo social consumista e excludente, principalmente quando a maioria da população não pode ser beneficiada", explica.
O deputado, que é líder do governo Lula na Assembléia Legislativa, também ressaltou medidas em âmbito federal, lembrando que, para marcar a data, o presidente Lula enviou hoje, ao Congresso, o projeto de lei sobre a Política Nacional sobre Mudanças do Clima. "Este projeto é fruto da discussão entre vários segmentos sociais com o governo. Uma dessas ferramentas de diálogo foi a Conferência Nacional do Meio Ambiente, que mobilizou milhares de pessoas. A partir desse plano, teremos objetivos fixados quanto à questão da mudança do clima, que é uma realidade que temos de enfrentar atualmente".
(Por Marcela Santos, Agência de Notícias AL-RS, 05/06/2008)