Seis toneladas de lixo resultaram do mutirão de limpeza dos rios da Região Metropolitana, promovido para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia. Foram mil quilos a mais em comparação a 2004, última vez em que a Federação dos Pescadores do Rio Grande do Sul mobilizou as colônias e a comunidade para esse fim. “Os pescadores deparam com quantidades cada vez maiores de lixo, principalmente plásticos. Quando jogamos alguma coisa no rio, não estamos apenas sujando a água ou matando peixes, estamos atentando à nossa própria vida”, alertou Vilmar Coelho, presidente da Federação.
Foram necessários 38 barcos para levar todo o lixo até a Usina do Gasômetro, local marcado para o recolhimento do material pela Prefeitura de Porto Alegre. A proposta do mutirão foi entregue em março pelo deputado Carlos Gomes (PPS) e por Vilmar Coelho na Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema RS). Além da Secretaria, foi firmada parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis (Sulpetro), que forneceu combustível para o transporte do material.
Tanta sujeira acumulada chamava a atenção das pessoas que circulavam à beira do Guaíba. “Acredito que foi cumprido o nosso objetivo de envolver e conscientizar a população no que diz respeito à preservação das nossas águas”, observou Carlos Gomes.
(Por Karine Beltrani, Agência de Notícias AL-RS, 05/06/2008)