Membro da Subcomissão Mista da Energia Eólica da Assembléia Legislativa gaúcha, o deputado estadual Luís Augusto Lara (PTB) integrou ontem comitiva de parlamentares que acompanhou o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, em vistoria às obras de ampliação da Usina Termelétrica Presidente Médici- Fase C, em Candiota.
A construção permitirá dobrar a capacidade de fornecimento de energia elétrica a partir do carvão e tem investimento superior a 330 milhões de dólares. A expectativa é de que a usina esteja concluída até o final 2009. Segundo o ministro, a Fase C significa a retomada da geração de energia transformando o carvão em desenvolvimento para a Metade Sul. Candiota concentra 38% do carvão brasileiro e somente esta obra irá gerar 1,5 mil empregos diretos e 3,5 mil indiretos durante a construção e mais 250 postos de trabalho na fase de operação da usina.
Lara comentou a importância da obra e destacou ao ministro a necessidade de se investir na qualificação da mão-de-obra da região. “Temos de buscar empregar o maior número de pessoas da região e investir na qualificação dessa gente o quanto antes. Investimentos como esse podem mudar a situação da Metade Sul”, enfatizou.
(Por Fernanda Crancio, Agência de Notícias AL-RS, 05/06/2008)