A Braskem anunciou que vai investir R$ 1 bilhão na ampliação de sua indústria petroquímica em Triunfo (RS) até o final de 2010. Metade dos recursos será injetada em linha de produção de polietileno obtido por meio do álcool, o plástico "verde".
Desenvolvido no centro tecnológico da empresa, o polietileno à base do álcool da cana-de-açúcar difere do tradicional, que tem como o insumo básico a nafta, um derivado de petróleo.
Segundo o presidente da empresa, José Carlos Grubisich, a conjuntura internacional de alta nos preços do petróleo favorece o produto, que terá aplicações nas indústrias automobilística, de brinquedos e de cosméticos.
"É evidente que com o preço do barril de petróleo a US$ 130, o projeto terá um custo de produção mais competitivo", disse Grubisich ontem, no Palácio Piratini (sede do governo gaúcho).
A Braskem diz que conta com compradores interessados em associar marcas a um produto "100% renovável".
Para produzir as 200 mil toneladas anuais desse plástico "verde" em 2010, a unidade de produção de Triunfo precisará processar 450 milhões de litros de álcool. A matéria-prima será comprada em usinas paulistas.
(Por Graciliano Rocha, Folha de São Paulo, 06/06/2008)