No Dia Municipal da Limpeza, ações em três bairros da cidade recolheram cerca de 22 toneladas de lixo. Mesmo com o dia cinzento e úmido, a quarta-feira foi marcada pela busca por um ambiente limpo, saudável e pela preservação. O projeto, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, incluiu mutirões de limpeza em pontos mais críticos com depósito de lixo a céu aberto e outras ações.
Pela manhã, o trabalho foi realizado às margens do açude no bairro Airton Senna, com a retirada de 12 toneladas de vários tipos de lixo. Participaram o secretário de Meio Ambiente, Milton Araújo e equipe, 13 funcionários do setor de limpeza pública e servidores das secretarias de Educação e de Agricultura e Pecuária. No antigo campo de aviação e em uma área após a ponte do bairro Boa Vista foram recolhidas outras toneladas de detritos, incluindo restos de podas de árvores.
A preservação ambiental é um dos trabalhos mais valorizados da atualidade. Para criar a consciência e responsabilidade nas crianças, as escolas da rede municipal promoveram atividades de limpeza no ambiente dos estabelecimentos e em locais próximos aos colégios, além de plantio de mudas de árvores nativas. Empresas e entidades também fizeram a sua parte por um ambiente saudável e harmônico. Foram usados dois caminhões, duas retroescavadeiras, centenas de sacos de lixo e disposição dos servidores da limpeza pública da Infra-Estrutura, da Secretaria de Meio Ambiente, Patrulhas Verdes e colaboradores que participaram do trabalho.
Amanhã, no ginásio da Escola Oswaldo Aranha, haverá uma Feira Ambiental. A programação da Semana do Meio Ambiente conta também com Eco-gincana, palestras e com plantio de árvores em vários locais.
(Correio do Povo, 05/06/2008)