Vinte e cinco empresas da região aderiram à iniciativa da Certel de neutralizar suas emissões de gases poluentes
Teutônia - Se sujou, limpa. O conselho de mãe também se aplica à relação entre o ser humano e o planeta. Seguindo essa máxima a Cooperativa Regional de Eletrificação Teutônia Ltda. (Certel) desenvolveu em dezembro do ano passado o projeto Energia Verde em Harmonia Ambiental. A iniciativa visa incutir em empresas a idéia de acertar as contas com a natureza. Na prática a intenção é orientar organizações associadas e parceiras da cooperativa a estimular a neutralização e redução das emissões dos gases causadores do efeito estufa, por meio do plantio de árvores. Ontem, 24 empresas assumiram o compromisso de diminuir seu déficit com a natureza e receberam da Certel o Selo Carbono Neutro.
Segundo o responsável pelo setor ambiental da cooperativa, Ricardo Jasper, o recebimento do selo é apenas o primeiro passo para uma gestão socioambiental eficiente. "Há um compromisso ético e moral de participar efetivamente do processo de neutralização." Ele projeta que o engajamento das 25 empresas na iniciativa resulte no plantio de 30 mil mudas de árvores, o que representa cerca de 20 hectares.
O diretor da Max Ambiental, Emídio Dias Carvalho Jr, que presta assessoria para a Certel no projeto, segue a mesma linha. "Vocês deram um passo importante. Entretanto, é preciso que haja uma mudança de postura dentro de cada empresa. O horizonte não pode ser apenas o plantio dessas árvores", alerta.
O presidente da Certel, Egon Hoerlle, destaca a necessidade de a sociedade optar pelo desenvolvimento sustentável. "Nós vivemos em um país que pretende crescer 5% ao ano e sofre com diversas carências de infra-estrutura. Em um ambiente assim precisamos equalizar crescimento econômico, ambiental e social", ensina.
Quem recebeu o selo
Bella Luna Aromas, Calçados Tamuli, Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC-Teutônia), Consertel, Couros Bom Retiro, Formallar, Fundação Agrícola Teutônia, Galvanotek, Girando Sol, Gol Beer, Indústria de Móveis MW, Instituto de Educação Cenecista General Canabarro, Itabrás Industrial e Exportadora, Malharia Silva, Mega Embalagens, Metalúrgica Krabbe, Ortobrás, Paquetá, Rádio Germânia FM, Reinigend Química do Brasil, Rodovale Indústria de Implementos, Teutogran, Tornocar Indústria e Comércio, Vizzi Ltda., e Voper Ltda.
(O Informativo do Vale, 05/06/2008)