"Mude os seus hábitos! Rumo a uma economia com reduzida produção de carbono" é o slogan do Dia Mundial do Ambiente, que hoje se assinala com iniciativas a nível nacional, nomeadamente uma campanha para redução do consumo de sacos de plástico. O Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional promove, a partir de hoje, uma campanha de sensibilização em grandes superfícies comerciais para a redução do consumo de sacos de plástico, passando pela substituição destes por sacos reutilizáveis.
"Um dos mais graves problemas ambientais com que a sociedade actual se depara é o dos sacos de plástico que diariamente são oferecidos para o transporte de compras. No mundo são consumidos anualmente 500 biliões de sacos de plástico, os quais levam em média 500 anos a degradar-se. Em Portugal, levamos, anualmente, para casa mais de duas mil toneladas de sacos distribuídos ou vendidos nos super e hipermercados, bem como no pequeno comércio", refere em comunicado o Ministério do Ambiente.
Por sua vez, a Assistência Médica Internacional (AMI) promove hoje a 13ª Campanha de Reciclagem de Radiografias, para assinalar o Dia Mundial do Ambiente. Durante duas semanas, a AMI vai tentar recolher o maior número possível de radiografias, com mais de cinco anos ou sem valor clínico em milhares de farmácias do país (Continente e Ilhas).
"Os objectivos passam por recolher donativos através da venda da prata resultante da reciclagem das radiografias", disse fonte da AMI. "A percepção ambiental é outro dos objectivos, visto que o ambiente passou a ser o quarto pilar de acção da AMI", reforçou. As receitas provenientes da reciclagem das radiografias reverterão para o projecto de acção social da AMI em Portugal, nomeadamente às populações mais desfavorecidas, bem como para missões internacionais em mais de 40 países.
Também com o intuito de celebrar o Dia Mundial do Ambiente, o Partido Ecologista "Os Verdes" e a Ecolojovem promovem uma iniciativa que consistirá na realização de um jogo de perguntas/respostas, com o objectivo de alertar e consciencializar a população para os diversos problemas ambientais, bem como divulgar certas medidas que se devem adoptar para melhorar a qualidade ambiental.
Esta iniciativa será antecedida por acções de distribuição de documentos em várias saídas de estações de metro, em Lisboa, entre as quais Baixa-Chiado, Marquês de Pombal e Campo Grande. "Os documentos conterão, entre outra informação, dados relativos à quantidade de água gasta por cada pessoa ou por uma torneira a pingar", afirmou a Lusa fonte do partido.
Além destas acções, "Os Verdes" levarão a campanha "Stop às Alterações Climáticas" a Aguiar da Beira e a Fornos de Algodres (distrito da Guarda) e participarão num debate sobre as "Alterações Climáticas" na ilha de Santa Maria, nos Açores. A Câmara Municipal de Évora irá igualmente promover uma acção de sensibilização sobre os "3 R's" (reduzir, reutilizar e reciclar) e a "Utilização de Ecopontos", em duas associações de idosos do concelho. Nestas instituições vão ser distribuídos folhetos sobre aqueles temas, elaborados por crianças dos jardins de infância, e vão ser entregues ecopontos.
Ainda no âmbito do Dia Mundial, o Departamento de Ambiente e Espaços Verdes da Câmara Municipal de Lisboa promoverá, hoje e amanhã, o "Congresso da Criança", com a participação de 1200 crianças das escolas e com a presença do vereador do Ambiente e Espaços Verdes, José Sá Fernandes. No Cinema de S.Jorge, os mais novos terão ainda a oportunidade de interpelar os responsáveis pela gestão ambiental de Lisboa sobre questões ambientais, seguindo-se uma visita ao Parque Florestal de Monsanto, onde lhes será proporcionado um vasto conjunto de actividades lúdico-pedagógicas.
(Lusa, Ecosfera, 05/06/2008)