Graças à parceria entre a KBH&C Tabacos, Kannenberg e a Prefeitura Municipal, os primeiros passos para a identificação de espécies nativas e animais de Vera Cruz começam a ser dados. O levantamento da fauna e da flora vera-cruzense, que faz parte das atividades da terceira edição do Projeto Meio Ambiente KBH&C (PMA), começou a ser realizado pela empresa Roda Viva, de Cachoeira do Sul, no mês passado e já acumula informações de dezenas de espécies que povoam o município. A identificação está sendo conduzida por biólogos e engenheiros florestais, durante visitas a campo. “Encontramos vestígios diversos, como tocas de tatu e pegadas. Mas é preciso a presença do animal para que possamos fotografá-lo”, explica o engenheiro florestal e biólogo José Luiz Goldschmidt. Os dados colhidos durante as visitas vão integrar um amplo banco de dados que estará disponível para a comunidade. Os 4,7 mil estudantes do Ensino Fundamental e Médio também serão integrados à atividade, participando da identificação de pegadas e também de conversas ao ar livre sobre a biodiversidade.
Iniciado em 2004, o PMA faz parte do Programa Ação Social KBH&C, que reúne as iniciativas de responsabilidade social da empresa. Para promover ações que conscientizem a comunidade vera-cruzense sobre a importância da preservação ambiental, a atividade envolve toda a rede de ensino do município, com o objetivo de despertar em cada aluno os valores e a preocupação com o futuro do planeta. “Este é um dos compromissos com a comunidade que nos acolheu por mais de oito anos”, destaca o gerente da Qualidade da KBH&C Tabacos, Juliano Zuege.
Museu
O resultado do trabalho de campo realizado até dezembro será o ponto de partida para a implantação do Museu da Biodiversidade. Num primeiro momento, serão disponibilizadas 150 fotos e banners com informações relativas ao inventário e avaliação da fauna e da flora de Vera Cruz. A idéia é montar um local permanente de pesquisa, a ser estruturado pelo poder público, para professores e alunos sobre a biodiversidade local.
(Gazeta do Sul, 05/06/2008)