O Projeto Diálogos Culturais e Ambientais, promovido pela Souza Cruz, vem se consolidando como alternativa para a troca de experiências e discussão entre o público jovem sobre a necessidade de preservação do meio ambiente. Desde a criação, em novembro de 2006, foram dez encontros e mais de 3 mil estudantes universitários envolvidos em discussões que debateram os problemas ambientais com profissionais de diversas áreas. Criado, inicialmente, para ocorrer no Anfiteatro do Parque Ambiental da Souza Cruz, junto à unidade industrial da empresa, em Santa Cruz do Sul, a partir de 2008 a iniciativa vai ao encontro dos estudantes, dentro das universidades.
Depois dos eventos realizados em Santa Maria e Santa Cruz, em abril, hoje, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o evento acontece em Uberlândia (MG). O encontro tem como convidado o diretor-presidente do Instituto Akatu, Helio Mattar, que abordará o Consumo Consciente.
O Diálogos Culturais e Ambientais tem como o objetivo contribuir para a formação curricular dos estudantes de uma forma complementar, tanto do ponto de vista acadêmico, quanto social, cultural e humanístico, além de propiciar o engajamento do público universitário na discussão de conceitos ambientais de forma multidisciplinar. A intenção é contribuir para a formação do futuro profissional, provocando desde cedo uma reflexão sobre a sua área de atuação em relação à natureza, sempre contando com o apoio das universidades e instituições de ensino. De acordo com o gerente de Assuntos Corporativos da Souza Cruz, Flávio Goulart, ainda em 2008, o projeto será realizado também em Santa Catarina e no Paraná. “Ao todo, 10 encontros estão programados até o mês de novembro”, enfatizou.
(Gazeta do Sul, 05/06/2008)