Na guerra para diminuir e reverter a degradação ambiental, cada ação tem seu valor. Dar a destinação correta a materiais inutilizáveis, por exemplo, é uma forma de evitar danos ainda maiores à já maltratada natureza. Para auxiliar nesta tarefa, o Shopping Santa Cruz disponibilizou no início desta semana mais uma novidade à comunidade local. Instalou em suas dependências uma caixa coletora de pilhas e baterias, artigos que normalmente são descartados de forma indevida pela população.
O depósito, instalado no espaço próximo aos banheiros, foi confeccionado especialmente para esta finalidade. O supervisor operacional do shopping, José dos Santos, explica que se trata de um recipiente em PVC, revestido de madeira. “Mesmo com a tampa cadeada, o descarte pode ser feito a qualquer hora, pela abertura que a caixa possui.” O recolhimento do material depositado será realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento, que lhe dará o encaminhamento correto.
Esta não é a primeira iniciativa em parceria entre o centro de lojas e órgão municipal. O recolhimento do óleo de cozinha utilizado no local, sobretudo na praça de alimentação, também já vem sendo realizado há algum tempo. Para torná-lo mais prático e eficiente, o shopping investiu recentemente em um novo espaço para o depósito dos tonéis com o resíduo. “Para facilitar a tarefa do caminhão de coleta, foi construída uma estrutura metálica elevada em um ponto de fácil acesso. O veículo encosta e pode tanto recolher os recipientes quanto bombear o conteúdo para o caminhão”, explica Santos.
Preocupado com a destinação adequada aos mais diversos tipos de lixo gerados, o shopping também mantém parceria com cooperativas de catadores, que selecionam tudo o que é reciclável. “São formas que encontramos de colaborar na questão ambiental.”
Data - Além de disponibilizar a caixa coletora de pilhas e baterias, a Semana do Meio Ambiente será marcada ainda por outra ação no Shopping Santa Cruz. Hoje, durante todo o dia, os interessados poderão levar para casa mudas de árvore, que estarão em exposição no local. As unidades foram doadas pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).
Destinação
Para dar a destinação correta às pilhas e baterias recolhidas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento está firmando uma parceria com o Unibanco. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Clero Ghisleni, o banco encaminha o produto à uma empresa paulista que o recicla.
Já o óleo de cozinha que a secretaria recolhe é enviado ao Vale do Taquari, onde uma organização o utiliza na fabricação de sabão. A idéia, ressalta Ghisleni, é trazer para Santa Cruz do Sul futuramente uma empresa que produza biodiesel a partir destes resíduos.
(Gazeta do Sul, 05/06/2008)