O presidente da Emater-RS, Mário Nascimento, está em Brasília em busca da liberação de cerca de R$ 2 milhões em emendas parlamentares. No início do ano, Nascimento visitou todos os 33 deputados federais gaúchos em busca de recursos para a empresa, que presta serviços de assistência técnica e extensão rural ao Governo do Estado, por meio de convênio com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa).
Sete deputados (Luís Carlos Heinze, Afonso Hamm, José Otávio Germano, Vieira da Cunha, Luís Carlos Busato, Ruy Pauletti e Cláudio Diaz) e um senador (Sérgio Zambiasi) incluíram a Emater-RS como o destino de suas emendas, que foram incluídas no orçamento do Governo Federal. O dinheiro será utilizado, no segundo semestre, no trabalho de fomento à agricultura familiar que a empresa realiza em feiras e exposições de todo o Estado.
Verbas
Esta é a primeira vez que a Emater-RS recebe verbas oriundas de emendas parlamentares, vinculadas aos Ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário. Nascimento lembra que, agora, é necessária a cobrança dos deputados e dos prefeitos junto aos ministérios para as emendas serem empenhadas e pagas antes do período eleitoral.
(Diário Popular, 04/06/2008)