Anúncio de obras no Parcão marca a Semana do Meio Ambiente em Novo Hamburgo.
Novo Hamburgo - A Prefeitura de Novo Hamburgo irá revitalizar o Parque Municipal Henrique Luis Roessler (Parcão) pela segunda vez, a partir de julho. A primeira reforma ocorreu em 2005. Conforme o titular da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Semap), Alvício Luiz Klaser Neto, serão reformados os bancos e os brinquedos. Além disso, dois novos galpões serão construídos. Um prédio será para acomodar os cavalos apreendidos vítimas de maus tratos e outro para abrigar os animais da Cavalaria da Brigada Militar.
“O desejo da Administração é que a população passe a utilizar com mais freqüência o Parcão e volte a usar o local para o lazer sem abrir mão da preservação ambiental”, ressalta Klaser.
A administração do Parcão receberá uma motocicleta. O veículo será mais um instrumento para garantir a segurança das pessoas que freqüentam o local. O parque é monitorado por dois guardas ambientais, um policial militar e por rondas da Guarda Municipal. O galpão que irá abrigar os cavalos vítimas de maus tratos terá 90 metros quadrados, com quatro baias e um depósito. Os recursos para as melhorias são do Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Fundema). Klaser explica que os recursos do Fundema são provenientes das cobranças de licenciamentos e multas ambientais. A revitalização do Parcão deve estar concluída até dezembro, quando inicia o verão e o fluxo de visitantes aumenta.
O Dia do Meio Ambiente e da Ecologia é lembrado na quinta-feira, dia 5. Nesse dia, os agentes ambientais da Semap estarão no Parcão (Barão de Santo Ângelo, s/n, Canudos). Haverá exposição de equipamentos utilizados na fiscalização ambiental e apresentação do programa de tratamento para cavalos apreendidos. Além disso, o Canil Municipal estará no fazendo doação de cães e gatos.
(Jornal NH, 04/06/2008)