Os vereadores do município de Bom Jesus Lucila Maggi e Velocino Tristão da Silva (Baiano) estiveram reunidos com o deputado Márcio Biolchi (PMDB), nesta quarta-feira (04/06), buscando seu apoio na intermediação de audiência junto ao secretário estadual do Meio Ambiente, Carlos Brenner de Moraes.
Os vereadores reivindicam a liberação das queimadas para limpeza do campo e que não seja implantado o corredor ecológico previsto para a região. Segundo eles, a criação de uma área de preservação ecológica poderia inviabilizar em 60% a área de campo do município, onde muitas famílias vivem do plantio e criação de gado.
"Em Bom Jesus há muita consciência ecológica e a criação desse corredor poderia tirar o sustendo de muitos produtores que vivem no campo", defendeu Lucila Maggi. Sobre a liberação de queimadas, o vereador Baiano explicou que o terreno acidentado não permite outra forma de limpar as terras com roçado, como estabelece a lei. Conforme os vereadores, estudos realizados pela Universidade de Caxias do Sul comprovaram que a prática da queimada em Bom Jesus não afeta a biodiversidade local. O deputado garantiu apoio às demandas, assegurando a realização de audiência com o secretário na próxima semana.
(Por Leonardo Nunes, Agência de Notícias AL-RS, 04/06/2008)