Área degradada em Passo Fundo envolve outras regiões como Erechim, Ronda Alta e São Valentim
O município de Passo Fundo também terá um grupo de trabalho para proteger o manancial do Rio Passo Fundo. A implantação do projeto de recuperação da mata ciliar do rio começará pela recuperação da vegetação junto às margens em toda sua extensão, inclusive junto à barragem.
Além do trabalho de rede articulado pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, que chegará à Passo Fundo, as Promotorias de Justiça de Erechim, Ronda Alta e São Valentim também farão parte do projeto de recuperação.
Conforme o promotor de Justiça de Passo Fundo, Paulo Cirne, para adiantar um pouco deste trabalho “algumas medidas já estão sendo tomadas”, como uma reunião que acontecerá no dia 7 de julho. Neste encontro, o projeto que está em fase de elaboração será apresentado e serão feitos os primeiros contatos com as prefeituras e respectivos sindicatos rurais de cada uma das cidades.
Dessa maneira, os agricultores serão orientados quanto as observâncias a serem feitas no que se refere a proteção da mata ciliar do Rio Passo Fundo. “Tudo isso será feito antes de uma cobrança efetiva dos órgãos de fiscalização e do Ministério Público, que deverão sanar as irregularidades em toda bacia do rio”, completa Cirne.
O Promotor afirma que é um trabalho a longo prazo, mas que está começando a agregar as demais Promotorias, buscando a recuperação de toda a mata ciliar do Rio Passo Fundo, assim como de outros aspectos de degradação, como a questão do esgoto sanitário e outros problemas que ocorrem nessa região.
(Por Paula Dezete, Agência de Notícias MP-RS, 04/06/2008)