A Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen) da Unicamp organizou nesta terça-feira (03/06), no auditório 2 do Centro de Convenções, mais uma edição do Fórum Permanente de Energia & Ambiente. O evento, que teve como tema central “Mudanças climáticas: uma abordagem interdisciplinar”, marcou o lançamento do oitavo volume da revista eletrônica Multiciência, editada pela Cocen, cujo tema é Mudanças Climáticas.
De acordo com a editora-chefe da Multiciência, Claudia Pfeiffer, a revista tem como proposta tratar de assuntos interdisciplinares e conta sempre com um núcleo temático. “Nesse número convidamos o diretor do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), Jurandir Zullo Jr., para ser o editor desse núcleo”, disse Pfeiffer. A Multiciência, segundo ela, tem uma média mensal de acessos em torno de 17 mil e, por ocasião dos lançamentos, esse número atinge a marca de 25 mil acessos. Como é editada em português, inglês, espanhol e francês, tem 64% dos acessos feitos no Brasil e 36% no exterior.
No lançamento oficial, Zullo explicou ao público a estrutura da edição sobre Mudanças Climáticas. Ela tem oito artigos de pesquisadores convidados que tratam de assuntos como climatologia, energia, saúde, demografia, biodiversidade e agricultura. “São 14 autores pertencentes a instituições como Unicamp, USP, Inpe, Embrapa, INRA (Inra France, recherche agronomique publique, environnement, alimentation, agriculture), IRI (International Research Institute for Climate and Society Columbia University, New York) e a Fiocruz”, explicou Zullo.
A edição ainda contempla duas resenhas que, na opinião do diretor do Cepagri, são de caráter didático. Uma é sobre o Quarto Relatório do IPCC e a outra sobre o filme Mudanças climáticas: uma verdade inconveniente, produzido pelo ex-vice-presidente americano Al Gore, ganhador do Prêmio Nobel da Paz.
Para o coordenador da Cocen, professor Jorge Tápia, essa experiência é uma pequena contribuição na tentativa de ter novas práticas, seja de reprodução seja de interlocução com a sociedade. “Fala-se tanto que a universidade é alheia aos problemas da sociedade e é justamente o contrário que estamos fazendo aqui”, declarou Tápia. A cerimônia de abertura teve também a participação do professor Milton Lopes, assessor da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), órgão que juntamente com a Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori), são responsáveis pelos Fóruns Permanentes. A programação do Fórum prosseguiu com uma mesa-redonda sobre ´Mudanças climáticas: questão científica, política e estratégica´, que contou com a participação de Eliézer Martins Diniz (USP/Ribeirão Preto) e Fábio Feldmann (secretário-executivo do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas Globais e de Biodiversidade). Veja a programação completa do Fórum.
(Por Jeverson Barbieri, Jornal da Unicamp, 04/06/2008)