A comissária de Agricultura da UE (União Européia), Mariann Fischer Boel, defendeu acelerar a aprovação de alimentos transgênicos no bloco europeu, a fim de conter a alta dos preços dos alimentos. "Nossa aprovação lenta demais dos OGM [Organismos Geneticamente Modificados] pesa nos preços dos alimentos", disse a comissária, em entrevista publicada nesta quarta-feira pelo jornal "La Croix".
Boel disse que é preciso reforçar os efetivos da EFSA (Autoridade Européia para a Segurança dos Alimentos, na sigla em inglês), para que esse organismo "acelere seu processo de aprovação de transgênicos". "Também devemos debater sobre nossa tolerância zero na importação de OGM não aprovados", afirmou.
Argumentou que essa rejeição leva a devolver uma carga completa de soja ou de milho da América do Sul para a alimentação animal quando há apenas um pequeno rastro de transgênicos, o que encarece os preços para os criadores de gado europeus. "É completamente estúpido e inaceitável que preços elevados impeçam que nossa pecuária seja competitiva", já que, enquanto isso, "é importada carne bovina brasileira, alimentada com transgênicos que não foram aprovados na Europa, o que os consumidores desconhecem porque não está etiquetado", disse Boel.
(Efe, Folha Online, 04/06/2008)