Até quinta-feira (05/06), Dia Mundial do Meio Ambiente, mais de duas mil canecas plásticas serão distribuídas para estudantes da Universidade de Brasília (UnB). O objetivo é diminuir em 30% o uso dos copinhos plásticos no Restaurante Universitário (RU). É que esse material decompõe-se lentamente na natureza. Além disso, por ser feito a parrtir do petróleo, um recurso não-renovável, ele é difícil de ser reciclado.
Atualmente, são 176 mil unidades por mês utilizadas no RU. Para se ter uma idéia, se todos os copos jogados fora por um ano forem colocados em fila, eles cobrirão a distância de 144 quilômetros, aproximadamente a distância entre Brasília e Pirenópolis.
A integrante do Núcleo da Agenda Ambiental, Fernanda Rachid, diz que o projeto pode se estender para outras partes da instituição dependendo das parcerias. “Precisamos de patrocinadores que ajudem a custear as canecas”, disse ela.
Desde segunda-feira (02/06), acontecem no RU atividades educativas relacionadas ao meio ambiente. Temas como o lixo do campus e o do Distrito Federal são debatidos. A preferência para a entrega das canecas é para os participantes das atividades. As ações de conscientização ocorrem das 11h30 às 13h30 e das 17h30 às 19h.
A caneca é feita com plástico durável e reciclável e vem nas cores amarela, verde e branca. A iniciativa é do Núcleo da Agenda Ambiental em parceria com o projeto Tomo Consciência. O nome da campanha é Sou UnB, Jogo Limpo: digo não ao copo descartável.
Também para esta quinta, está programada uma volta ciclistíca ambiental. A saída é no RU, ao meio-dia, e o percursso é no próprio campus da UnB. O evento procura demonstrar a utilização de meios de transporte não-poluentes.
(Correio Braziliense, 04/06/2008)