Um dos animais mais majestosos do mundo, o tigre-de-bengala, está ameaçado na Índia, país que abriga a maior população da espécie no planeta, de acordo com ambientalistas. Há cerca de um século, o número de tigres-de-bengala na Índia ultrapassava os 40 mil. Hoje, cientistas calculam que existem pouco mais de 1.400.
Os culpados pelo declínio acentuado seriam os caçadores. Entre 1999 e 2003, 114 animais teriam morrido nas mãos de caçadores e apenas 59 de causas naturais. O problema é tão grave na Índia que, recentemente, o primeiro-ministro do país criou uma comissão especial para estudar formas de reduzir o declínio. O grupo concluiu que os grandes felinos vivem sob um cerco cada vez mais apertado de caçadores e moradores de povoados dentro de reservas naturais.
O painel pediu a remoção de milhares de pessoas que moram dentro de 28 reservas. Como as estimativas são de que metade dos tigres selvagens do planeta vive na Índia, grupos de proteção dos animais estão preocupados com o futuro. "É um milagre que ainda existam tigres", afirma a ativista Belinda Wright, da Sociedade de Proteção à Natureza da Índia. "Considero uma conquista extraordinária a maioria dos tigres ainda estar na Índia."
Para Wright, a questão "trágica" da batalha pelos tigres é o fato de os animais valerem mais mortos do que vivos. Além da alta cotação da pele, quase todas as partes do animal são aproveitadas pela medicina tradicional chinesa.
(BBC, Folha de SP, 04/06/2008)