Programação começa amanhã e vai até sexta-feira em Santa Cruz
Com enfoque no ambiente, cultura e cidadania, o 3º Encontro Sul-Brasileiro Verde é Vida irá reunir jovens e adultos comprometidos com a preservação e conservação ambiental.
A terceira edição do evento começa amanhã e vai até sexta-feira, em Santa Cruz do Sul, quando estarão reunidos representantes de 254 escolas de Santa Catarina, do Paraná e do Rio Grande do Sul. A idéia é promover a discussão e a análise do ambiente social, econômico e ecológico.
O encontro vai possibilitar a integração e troca de experiências entre as escolas parceiras do Programa de Ação Socioambiental, desenvolvido pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), por meio do Verde é Vida, desde 2002. As atividades incluem também a identificação e busca de soluções para os problemas ambientais das localidades inseridas. O intercâmbio virá de palestras, relatos de experiências, apresentações culturais, integração, gincana e ações de sensibilização.
A maior parte das atividades será realizada no Parque da Oktoberfest. No local, haverá três salas temáticas, cuja designação lembrará nomes de árvores de destaque de cada Estado. O pavilhão central será a sala Erva-mate, simbolizando o Rio Grande do Sul. No pavilhão 2, a sala Araucária lembrará o Paraná. E a Bierhaus será identificada como sala Imbuia, árvore-símbolo de Santa Catarina.
A programação começa com a Noite Cultural, com destaque a apresentações folclóricas, com o grupo Os Gaúchos, de Porto Alegre, e de um recital com o Coral da Afubra. A solenidade oficial de abertura acontece na manhã seguinte, Dia Mundial do Meio Ambiente, às 9h.
Na sala Erva-mate haverá uma mostra da Bolsa de Sementes. A idéia é mostrar o destino das sementes coletadas pelos estudantes e explicar o funcionamento da Bolsa de Sementes, instalada na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A tarefa estará a cargo de professores e estagiários da UFSM.
A programação inclui ainda a realização de palestras simultâneas envolvendo as três salas temáticas, em sistema de rodízio. Serão três palestrantes que abordarão temas como educação rural, bioenergia e alimentos e ética e cidadania.
(Zero Hora, 03/06/2008)