Garrafas pets e latas podem ser trocados por sacolas ecológicas
O projeto “Arroio é Vida”, criado por alunos da Escola Municipal Décio Martins Costa, com o apoio do Programa Governança Solidária Local da prefeitura, participa da 24ª Semana do Meio Ambiente de Porto Alegre. Noventa alunos da escola foram divididos em nove patrulhas ambientais, para trabalhar na preservação do meio ambiente, no bairro Santo Agostinho, na região Norte.
O grupo de patrulheiros ambientais foi formado sábado, 31, pelas professoras Anita Lemmertz Maurer e Eloisa Elena Guerreiro. Eles receberam um kit com folder educativo, camiseta e sacola ecológica, visando criar uma consciência ecológica junto aos moradores locais, contribuindo para a preservação do meio ambiente, especialmente na redução dos resíduos depositados no Arroio Santo Agostinho.
Sacola ecológica
O trabalho de conscientização teve início ontem, 2, na comemoração da Semana do Meio Ambiente, quando os patrulheiros começaram a informar aos moradores que 30 garrafas pet ou 30 latas podem ser trocadas por uma sacola ecológica. A tentativa do grupo é fazer com que a população não utilize mais sacolas plásticas para fazer suas compras, levando em consideração que esse tipo de material entope as bocas-de-lobo da região.
No próximo dia 21 haverá a primeira avaliação da atividade, quando os patrulheiros informarão quantas trocas fizeram. Na oportunidade, os moradores de Santo Agostinho também poderão ir pessoalmente à escola trocar suas garrafas ou latas por sacolas ecológicas. Conforme a agente de governança da Região Norte, Maria Amália Martini, os patrulheiros que conseguirem realizar mais trocas ganharão um passeio em local a ser definido.
(ClicRBS, 03/06/2008)