Servidores do Ibama/RS se integraram na segunda-feira, 2, à Operação Fronteira Sul, desenvolvida pelo Comando Militar do Sul. Até a próxima sexta-feira, 6, 20 fiscais da Superintendência do Ibama no Rio Grande do Sul vão fiscalizar a faixa de 150 quilômetros de fronteira com a Argentina e o Uruguai, desde a cidade de Tiradentes do Sul até o extremo sul no Chuí.
Segundo o responsável pela Divisão de Fiscalização do Ibama/RS, Fernando Falcão, o objetivo é, através de barreiras móveis e fixas, realizar uma fiscalização ostensiva com relação aos aspectos ambientais da fiscalização em estradas e em patrulhas nos rios Uruguai, Jaguarão, Quaraí e Lagoa Mirim, de irregularidades com relação à caça e pesca clandestinas, tráfico de animais e transporte de madeira, sem procedência.
Ele ressalta também a importância da Operação para a integração de diversos órgãos que trocam informações sobre procedimentos. O comando da Operação Fronteira está com o Exército. Participam também integrantes da Marinha, Aeronáutica, Brigada Militar, Receita Federal e Polícia Federal.
(Jornal Agora, 04/06/2008)