O prefeito José Fogaça participou na noite do dia 2 da abertura da 24ª edição da Semana do Meio Ambiente de Porto Alegre, no auditório do Colégio Militar
Promovido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), o evento tem como tema a sustentabilidade urbana. A programação inclui debates, atividades de educação ambiental, trilhas ecológicas, passeios de barco, plantios, passeio ciclístico, oficina de história e palestras.
Em seu pronunciamento, o prefeito afirmou que o governo tem o compromisso com o desenvolvimento ambiental da cidade e que além da preservação ambiental, sustentabilidade também significa equilíbrio financeiro e melhores opções de vida. "A sustentabilidade permeia um conjunto de ações do governo. É uma questão matricial que preside todos os projetos de desenvolvimento da cidade", disse. Fogaça citou alguns programas e projetos implementados pela administração municipal com o objetivo de promover a qualidade de vida da população na Capital como o Plano Cicloviário, Conduto Forçado Álvaro Chaves e Programa Integrado Socioambiental.
Fogaça também destacou a exigência pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA) de 20% de área vegetada permeável nas construções urbanas no município.
Após a cerimônia de abertura, os participantes conferiram a palestra sobre Sistemas Sustentáveis no Tratamento de Água e Esgoto, com o engenheiro inglês Michael Shaw, que viajou a Porto Alegre a convite do Centro de Referência e Integração em Sustentabilidade. Ele já desenvolveu e implementou vários sistemas naturais de tratamento e recuperação de águas em diversas cidades do mundo. Também participaram do ato de abertura os representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Maurício fernandes da Silva, da Câmara Municipal, vereador Carlos Comasseto, do Ibama, Wilson Godoy, e do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Franco Werlang.
(Prefeitura de Porto Alegre, 03/06/2008)