Presidente da Fepam, Ana Pellini, elogiou qualificação dos profissionais
Evento contou com a presença da presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Ana Pellini
Lajeado - Dentro da programação da Semana do Meio Ambiente, foi realizado ontem, no auditório do Jardim Botânico, o II Seminário Regional do Conselho dos Dirigentes de Meio Ambiente dos municípios da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat). Com a presença da prefeita Carmen Regina Cardoso e da presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Ana Pellini, as atividades tinham como objetivo a qualificação dos profissionais que trabalham em questões relacionadas ao meio ambiente. "Devemos buscar cada vez mais uma economia sustentável, na qual sigamos com o progresso, porém com muito mais cuidado com o impacto na natureza", afirma a prefeita. Para Ana Pellini, todo tipo de evento como esse é de suma importância para o aumento do conhecimento. "É uma oportunidade para aumentar e também divulgar novos conceitos e novas práticas", diz, enaltecendo a boa participação de especialistas conceituados da área.
De acordo com a secretária de Meio Ambiente (Sema) de Lajeado, Simone Schneider, a participação foi muito satisfatória. "Acreditamos que o objetivo foi alcançado e que a troca de experiências gerará bons frutos para o meio ambiente na nossa região", diz. Para o presidente do Conselho dos Dirigentes Municipais de Meio Ambiente (Condimma), Ari Strapazon, o meio ambiente é o caminho para a sobrevivência do ser humano. "Acredito que a natureza é um grande livro aberto para quem sabe lê-la, e por isso nos ensina muitas coisas", disse. Também estavam presentes o prefeito de Arroio do Meio, Danilo Bruxel, além de secretários, coordenadores, fiscais ambientais, demais servidores das secretarias de Meio Ambiente de municípios da região Amvat e alunos da Escola Municipal São João, de Lajeado, que apresentaram duas canções relacionadas aos temas do seminário.
Palestras e oficinas
O seminário iniciou-se com a palestra "Aspectos técnicos e legais da atividade de mineração", ministrada pelo chefe do DNPM no RS, Sérgio César Bizarro, com participação de Sérgio Turelli e Ricardo Soares Pessoa, ambos da Divisão de Mineração da Fepam. Na seqüência ocorreu a palestra "Avaliação da eficiência do tratamento de dejetos suínos em compostagem no município de Capitão", proferida pelos dirigentes de Meio Ambiente de Imigrante, Ari Strapazon e Claimar José Duarte. Outro destaque do evento foram os relatos sobre o Programa Municipal de Açudagem do Município de Arroio do Meio, com os representantes do Departamento de Meio Ambiente daquele município, Diana Blum Künzel e Andrea Claudia Hasenack; do técnico em Agropecuária da Ascar/Emater de Arroio do Meio, Elias de Marco; e da coordenadora do Departamento do Meio Ambiente de Encantado, Ana Maria Sandri Ribas do Amaral. Para encerrar houve também a realização da oficina Fazendo Arte com Sucata, pelo Centro de Educação Ambiental da Sema de Lajeado.
Inauguração
A programação da Semana do Meio Ambiente em Lajeado, que teve início segunda-feira, segue amanhã com a inauguração do Centro de Controle de Zoonoses e Vetores (CCZ), construído pelo governo municipal com investimento de R$ 113,55 mil. A solenidade, que coincide com o Dia Mundial do Meio Ambiente, contará com a presença de autoridades e comunidade, com início marcado para as 10h, na sede do centro, situada junto ao Aterro Sanitário.
(Rodrigo Martini, O Informativo do Vale, 04/06/2008)