O Ministério do Meio Ambiente está realizando diversas atividades em comemoração à Semana do Meio Ambiente. Os eventos culminarão com a assinatura, no Palácio do Planalto, no dia 5, de decreto criando unidades de conservação (UCs) no País na Amazônia. Também no dia 5 começa no Parque da Cidade, em Brasília, a exposição de Caminhão Rodofogo de combate a incêndios florestais.
Nesta terça-feira (3), às 15h, foi aberto no hotel St. Peter o workshop "Combate ao Comércio Ilegal de Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio", promovido pelo MMA em parceria com o Ibama e a Polícia Federal. O objetivo do encontro é o de fortalecer, nos principais portos brasileiros, o combate ao comércio ilegal de substâncias como o Clorofluorcarbono (CFC). Na abertura do encontro serão entregues às superintendências estaduais do Ibama equipamentos que fazem a identificação das substâncias que destroem a camada de ozônio (SDO). Com este equipamento, os fiscais, em conjunto com a Receita Federal, poderão detectar possíveis entradas ilegais destas substâncias no país.
Também nesta terça-feira (3) foi aberta no espaço cultural do edifício Marie Prendi Cruz (505 Norte) uma mostra de 30 fotografias com o tema Um olhar sobre Brasília: um novo paradigma de urbanidade e ecologia, da fotógrafa Fernanda Figueiredo. No mesmo local acontece exposição e venda de artesanato feitos com materiais recicláveis.
Nesta quarta-feira (4) começa na Universidade Católica de Salvador uma exposição de Recifes de Coral Brasileiros. São 14 painéis sobre os projetos de conservação dos recifes de coral brasileiros. No dia 10 (terça-feira), em Goiânia, haverá a posse dos membros do Comitê da Bacia do Rio Paranaíba.
"Preserve as tartarugas marinhas para você não conhecê-las só por esta exposição". Esse é o lema do evento que o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) promove, a partir desta quarta-feira (4), na praça central do shopping Pátio Brasil, em Brasília, em comemoração à Semana do Meio Ambiente.
(
MMA, 03/06/2008)