O debate Educar e Salvar Reflexões sobre as (im)possibilidades da Educação Ambiental, com a psicóloga e educadora Isabel Cristina de Moura Carvalho, reuniu mais de 70 pessoas na sala 101 da Faculdade de Educação da Ufrgs, na tarde de hoje, 3. O evento integra a 24ª Semana do Meio Ambiente, promovida pela prefeitura.
A palestrante fez uma retrospectiva da educação ambiental a partir dos anos 80, afirmando que tem trabalhado dentro da psicologia social, buscando a formação de uma subjetividade ecológica. Abordou a contextualização da educação ambiental e a construção de uma orientação ecológica dentro da sociedade. Ela respondeu perguntas dos representantes do Comitê Gestor de Educação Ambiental da prefeitura, integrantes da mesa, e da platéia.
Currículo
Isabel Cristina possui graduação em Psicologia pela PUCSP (1983), especialização em psicanálise pela Universidade Santa Úrsula (1990), mestrado em Psicologia da Educação pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1989) e doutorado em Educação pela Ufrgs (2001). Foi professora visitante do Centro de Estudos Ibero Latino Americano (Cilas) na Universidade de San Diego, Califórnia (UCSD). Desde 2003 é professora da faculdade de Psicologia e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil.
(Prefeitura de Porto Alegre, 03/06/2008)