Uma frente inédita a favor do ambiente do Rio Grande do Sul resultará no plantio de 305 mil mudas de espécies nativas em 170 municípios assistidos pela Emater/RS-Ascar, responsável pela orientação técnica às localidades beneficiadas. O plantio da primeira muda será feito pela governadora Yeda Crusius amanhã, Dia Mundial do Meio Ambiente, às 15 horas, no Parque da Harmonia, junto ao estacionamento da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. O gesto histórico faz parte da programação da Semana Estadual do Meio Ambiente.
As milhares de mudas integram o projeto Árvore é Vida, e a ação tem como objetivo a sustentabilidade ambiental. As mudas se multiplicaram nos viveiros da Afubra, Aracruz, Ceran, AES, PCH Ouro, Brascan, Monel-Monjolinho, FEEE e Fepagro. Todas essas organizações são participantes do programa de reposição e compensação. Desses viveiros nasceram mudas de canelas, ipês, acácias amarelas, carobas, corticeiras, araucárias, gerivás, ingás, cedros, aroeiras vermelhas, canjeronas, araricás e outras espécies, que preencherão áreas em municípios cujas prefeituras mantêm convênio com a Emater/RS-Ascar. Essa ação faz parte do Programa de Gestão Ambiental que a Emater desenvolve no Estado.
“Já estamos com o cronograma das ações finalizado para distribuir as espécies de mudas, tarefa que envolverá as unidades da Brigada Militar, encarregada de deslocar o material dos viveiros até pontos estratégicos no Estado”, informa a coordenadora estadual de gestão ambiental da Emater/RS-Ascar, Águeda Marcei Mezomo.
Os técnicos da Emater/RS-Ascar têm a incumbência de dar orientação técnica para o beneficiado pela muda, para que ocorra a correta reposição florestal. Dentre as recomendações estão, por exemplo, os espaçamentos adequados de plantio, que variam conforme o local, bem como o monitoramento do cultivo até o desenvolvimento dessas mudas. Segundo Águeda, os cuidados têm como meta permitir que se atinja o objetivo de reposição florestal, garantindo a sustentabilidade.
Esforço conjunto
O plantio das mudas faz parte de uma iniciativa integradora liderada, além da Emater/RS-Ascar, pela Coordenadoria Estadual da Mulher, Comitê do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Associação de Mulheres de Negócios Profissionais e secretarias estaduais do Meio Ambiente; Extraordinária de Relações Institucionais e da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio.
(Gazeta do Sul, 04/06/2008)