As obras da nova usina de reciclagem de lixo de Santa Cruz do Sul devem começar nos primeiros dias agosto. A previsão é do secretário municipal do Meio Ambiente, Clero Ghisleni.
Na última segunda-feira, a Câmara de Vereadores aprovou, por unanimidade, o projeto de lei que autoriza o Executivo a abrir um crédito especial de R$ 76 mil. Os recursos representam a contrapartida do município nas obras de construção da nova usina, para a qual o governo do Estado já destinou R$ 500 mil. Conforme o secretário, com a autorização legislativa fica completa a documentação necessária à assinatura do convênio, o que deve acontecer hoje ou amanhã. “A estrutura que vamos implantar já conta com a licença ambiental aprovada pela Fepam.”
Formalizado o convênio, Ghisleni explicou que será aberta a licitação para a construção do pavilhão de 2,6 mil metros quadrados que vai abrigar a usina. Esse processo deve se estender até agosto. “Nossa previsão é de que em dezembro a obra esteja concluída.” O complexo vai ser instalado em área adquirida pela Prefeitura, quase na divisa com Rio Pardo, próximo ao pedágio.
Na usina, será feita a triagem do lixo. Os produtos orgânicos continuarão sendo enviados para o aterro sanitário de Minas do Leão. Os recicláveis oriundos da coleta seletiva serão destinados à associação dos triadores e o restante ficará sob responsabilidade da empresa que terceiriza os serviços em Santa Cruz. De acordo com o secretário, a estrutura deverá servir de modelo para o resto do Estado.
Ainda revelou que, em uma segunda etapa, a ser implantada no decorrer de 2009, a usina passará a atender 23 municípios da região. O pavilhão será ampliado para 7,8 mil metros quadrados e ainda serão adquiridos equipamentos para a reciclagem de lixo orgânico.
Quando o novo complexo estiver pronto, a Prefeitura vai desativar o atual sistema, localizado em Dona Carlota. O secretário disse que ainda não está bem definido o destino do local. A princípio, receberá um triturador para os galhos oriundos das podas de árvores.
(Por José Augusto Borowsky, Gazeta do Sul, 04/06/2008)