Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente - 5 de junho - dentre outras ações, o governo do Estado, através da Coordenadoria Estadual da Mulher, juntamente com o Comitê do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW Internacional, BPW Brasil e Porto Alegre), secretarias estaduais da Educação, Relações Institucionais, Ciência e Tecnologia, da Agricultura/Emater, Casa Militar, Brigada Militar, secretaria municipal do Meio Ambiente e Famurs, realiza o plantio de mudas de árvores nativas no Dia Mundial do Meio Ambiente.
Na oportunidade será assinado o decreto que institui o Programa de Incentivo e Reconhecimento a Ações de Sustentabilidade, no âmbito da competência da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, dentro da programação da Semana Estadual do Meio Ambiente. Em Porto Alegre, o plantio acontecerá no Parque Harmonia (esquina da avenida Edvaldo Pereira Paiva / avenida Loureiro da Silva), às 15h30min.
O evento faz parte do projeto Árvore é Vida, organizado pela BPW Brasil, cuja realização já acontece em todo o mundo desde 2006. No Rio Grande do Sul, o projeto Árvore é Vida foi lançado no dia 5 de junho de 2007 no Parque Marinha do Brasil pela governadora Yeda Crusius, acompanhada da coordenadora estadual da Mulher Maria Helena Gonzalez e a presidente do comitê do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da BPW Internacional, Yara Blochein. Estas últimas, estiveram no último dia 6 de maio, apresentando este projeto na 16ª Reunião da Comissão de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU).
A previsão é de serem plantadas aproximadamente 300 mil mudas no Estado, a partir de quinta-feira (5). Parte das espécies foi doada pela Fepagro, CEEE, Aracruz, Afubra, Ceran, AES Sul, PCH Ouro, Brascan, Monel e RGE.. Este plantio também será feito espontaneamente pelas empresas Gerdau, Copesul, Votorontim, Borrachas Vipal e Fiergs.
(Governo do Estado, 03/06/2008)