O governo do Estado está empenhado em viabilizar os convênios com os municípios interessados em construir microaçudes com a finalidade de irrigação em conjunto com o Estado, disse o secretário Rogerio Porto em reunião com vários prefeitos e lideranças da Região Nordeste. A Secretaria Extraordinária da Irrigação e Usos Múltiplos da Água coordena as ações e para tal é necessário que os municípios também se disponham a participar e busquem a participação dos beneficiários com as obras de reservação de água que contribuirão para o Plano Estadual de Irrigação.
O prefeito de Lagoa Vermelha, Moacir Volpato, chamou a atenção dos seus colegas para o fato deste ser um ano eleitoral e que tem prazos definidos pela legislação para a firmatura dos convênios para transferência de recursos e início das obras dos microaçudes.
Um dos destaques da reunião realizada nesta terça-feira (3) em Lagoa Vermelha foi a presença da empresa Nutriz, que industrializa hortaliças e legumes com participação crescente no mercado de legumes congelados e de conservas vegetais salgadas. A empresa já conta com 70 produtores e pretendem expandir o quadro de fornecedores para 200. Segundo a empresa um dos segredos para aumentar a produção e garantir a qualidade dos itens produzidos é a utilização da irrigação das lavouras. A área de produção atinge um raio de 250 quilômetros da sede da empresa, em Lagoa Vermelha.
Os microaçudes a serem construídos nesta etapa contarão com o apoio de vários órgãos ligados ao governo estadual (uma vez que este é considerado um dos programas estruturantes) e das prefeituras municipais, num esforço conjunto decidido pela governadora Yeda Crusius para concretizar melhorias que possam assegurar um melhor enfrentamento de uma estiagem, o que tem sido comum no Estado nos períodos de verão.
Segundo a Secretaria Extraordinária da Irrigação, esta redução sazonal nas chuvas afeta drasticamente a produção agropastoril, principalmente a soja e o milho e a produção de leite com a redução na produção das pastagens; e de uma maneira geral, todas os cultivos de verão.
(Governo do Estado, 03/06/2008)