Até 5 de junho de 2009, durante a próxima Semana Estadual do Meio Ambiente, o Rio Grande do Sul deverá contar com o seu Plano Estadual de Educação Ambiental, integrando as ações educativas de natureza formal e informal. A expectativa foi manifestada na manhã de segunda-feira (02/06), pelas secretarias de Educação e do Meio Ambiente, na sede da Associação Riograndense de Imprensa.
O encontro serviu para apresentação pública da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental - CIEA, instalada com representações de 26 instituições definidas em decreto da governadora Yeda Crusius. Ele contou com a presença da secretária adjunta da Educação, profa. Salete Cardori, representando a secretária Marisa Abreu, da coordenadora da Assessoria de Educação Ambiental da Sema, profa. Lílian Zenker, representando o secretário Carlos Otaviano Brenner de Morais, e do representante do deputado Alceu Moreira, Antônio Carlos Bueno e Souza.
O presidente da Associação Riograndense de Imprensa, jorn. Ercy Pereira Torma, destacou a importância das iniciativas voltadas para a preservação da natureza e mencionou que a ARI - uma das entidades vinculadas ao CIEA-RS - está consciente da importância da comunicação social na preservação ambiental. Já o diretor do Departamento Universitário da ARI, jorn. Mário Rocha, lembrou que a entidade tem promovido eventos na área ambiental - como duas edições do Fórum Internacional das Águas - ou participado como apoiadora nas ações de outras instituições.
As responsáveis pela coordenação das atividades da CIEA - professoras Stella Geyer, na Seduc, e Lílian Zenker, na Sema - aguardam ainda por algumas indicações de representações na CIEA. Até o momento, a Comissão está composta pelas seguintes entidades.
(Fepam, 03/06/2008)