A partir das 18h30 desta quinta-feira (05/06), o Plenário da Assembléia Legislativa servirá de sede para o Diálogos de Convergência que debaterá A matriz energética para o Brasil e para o Rio Grande do Sul. A palestra ficará por conta do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que virá ao Rio Grande do Sul para abordar o tema para convidados.
"Precisamos definir a planta energética para nosso Estado e suas matrizes", alerta Moreira. "Vamos discutir a possibilidade de criarmos uma política permanente, sistêmica e definitiva de energia eólica para o Brasil, o que permitiria a instalação de fábricas de instrumentais em nosso país, barateando muito o custo", acrescenta.
Em sua passagem pelo Estado, o ministro falará a deputados e convidados no Plenário da Casa. Lobão deverá discutir as perspectivas de ampliação da geração de energia eólica no Estado e o aumento do parque de produção energética. Há expectativa de que seja tratada a possibilidade de realização, no Rio Grande do Sul, de um leilão exclusivo para energia eólica. Ao final de sua manifestação, o representante do governo federal responderá dez perguntas formuladas por representantes do Colégio Deliberativo do Fórum Democrático. Na sexta-feira (06/06), Lobão tem visita marcada, pela manhã, à Siderúrgica Riograndense, em Sapucaia do Sul.
Presença
A vinda de Lobão foi negociada a partir de um convite feito pelo presidente do Parlamento gaúcho, deputado Alceu Moreira (PMDB). Em 12 de março, o parlamentar esteve em Brasília com Lobão, quando entregou um documento que tratava da viabilidade de construção de outros parques eólicos em diferentes regiões do Estado, em especial na Metade Sul. O texto pedia, ainda, a reativação do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia (Proinfa 1). Na ocasião, uma missão liderada pelo presidente da Assembléia procurou mobilizar forças políticas do Rio Grande do Sul e empresários do setor de energia na busca da ampliação da energia eólica no Estado.
A confirmação da presença do ministro no Rio Grande do Sul aconteceu em uma audiência realizada no dia 15 de maio, em Brasília, por iniciativa do deputado federal gaúcho Henrique Fontana (PT), e que teve ainda a presença do presidente da Assembléia e dos senadores gaúchos Pedro Simon (PMDB) e Sérgio Zambiasi (PTB). O encontro reuniu forças políticas gaúchas em prol da captação de recursos federais para a energia eólica no Rio Grande do Sul. "A matriz energética é um tema de Estado, um assunto muito rico", conclui Moreira.
(Por Vanessa Lopez, Agência de Notícias AL-RS, 03/06/2008)