O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Sebastião Melo (PMDB), convidou o ministro das Cidades, Márcio Fortes, para participar do encerramento do fórum de debates "Porto Alegre, Uma Visão de Futuro", que se realiza em 22 de julho. O evento vai consolidar as conclusões dos quatro debates anteriores - sobre mobilidade urbana, desenvolvimento econômmico, urbanismo sustentável e dinâmica e estética urbana - que servirão de base para a criação de um instituto de altos estudos sobre o futuro da Capital. O convite foi feito durante visita do ministro à Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb), na manhã desta terça-feira (03/06).
Melo revelou que Fortes, além de participar do seminário, fará uma visita à Câmara Municipal. "O ministro deverá participar de uma sessão especial ou ordinária e conversar com os vereadores", acrescentou. Durante o encontro, com a presença do presidente da Trensurb, Marco Arildo Prates da Cunha, Sebastião Melo conversou sobre a necessidade de agilizar os procedimentos para a regularização fundiária nas grandes cidades. O presidente da Câmara lembrou que a população destas áreas vive longe da cidade formal porque não dispõe de serviços básicos, como coleta de lixo, serviço e tratamento de esgoto e fornecimento de energia elétrica e água.
Sobre o prolongamento do metrô da Capital, o ministro Márcio Fortes confirmou que o prosseguimento das obras é objetivo do Governo Federal. Advertiu, no entanto, que a execução dependerá da contrapartidas do Governo do Estado e da prefeitura de Porto Alegre.
O encontro desta manhã contou com a presença dos vereadores Adeli Sell (PT), Carlos Comassetto (PT), João Carlos Nedel (PP) e Ervino Besson (PDT), além do coordenador geral do fórum Porto Alegre, Uma Visão de Futuro, professor João Carlos Brum Torres.
(Por Gilberto Jasper, Ascom CMPA, 03/06/2008)