A ação incluiu sete diferentes pontos da extensão do arroio no município
Canoas - Um mutirão ecológico de limpeza reuniu centenas de voluntários durante o final de semana em defesa do Arroio Araçá. A ação incluiu sete diferentes pontos da extensão do arroio, que passa pelos bairros Guajuviras, Estância Velha, Marechal Rondon, Centro, Mato Grande e Fátima. Estudantes, pais, professores, religiosos e ambientalistas participaram da atividade que abriu a programação da 8ª Semana do Meio Ambiente. Com o tema Afaste a Poluição das Águas, esta edição - comemorativa ao Dia Internacional do Meio Ambiente, celebrado quinta-feira, 5 - ainda contará com exposição e apresentações artísticas.
Mais de 300 pessoas se envolveram na limpeza do Arroio Araçá. Ontem, soldados do 5º Comando Aéreo Regional também auxiliaram na retirada do lixo depositado às margens do arroio. No sábado de manhã, a mobilização teve um caráter educativo. Cerca de 100 alunos do Ensino Fundamental da Escola Paz, no Estância Velha, arregaçaram as mangas e tiraram todo tipo de material do local, como plástico, madeira, vidro, pneus e até móveis inteiros. “Quando cheguei e olhei toda essa sujeira, achei nojento. Precisamos respeitar mais o trabalho dos catadores de lixo, que ajudam a evitar que esse tipo de material venha parar nos rios”, comentou a estudante de 6ª série Letícia Gabriela Bauer, 12 anos.
Solidariedade
Para o colega de Letícia, Mateus Garcia, 11, a solidariedade foi o que o motivou a acordar cedo e participar do mutirão ecológico. “Vejo na televisão pessoas que precisam de ajuda e eu não sabia como ajudá-las. Quando convidaram para participar do mutirão, percebi que era a oportunidade para fazer algo pelo próximo”, contou.
A articuladora do projeto Nosso Rio Guri, que organizou a atividade com a Secretaria Municipal de Preservação Ambiental (Sempa), Inês Pacheco, avisou que no sábado, 7, haverá uma exposição com o resultado do mutirão. Fotografias e dados da atividade ficarão à disposição dos visitantes do Parque Getúlio Vargas, o Capão do Corvo. “Além das fotos terá também dados com a quantidade de lixo removido do Arroio Araçá.”
Inês chamou a atenção para o volume de plástico que os voluntários retiraram das margens do Araçá, tornando a paisagem ainda mais desoladora. “Tinha muito plástico e esse material fica pendurado na mata ciliar, deixando tudo pior”, observou. Participaram ainda da ação o Grupo da Ação Social Nossa Senhora Aparecida (Gansa); as Associações de Moradores dos bairros Hércules, Fátima e Prainha do Paquetá; as escolas Margot Giacomazzi, João Paulo I, Cofrinho de Mel e Espírito Santo; a Pastoral da Ecologia da Paróquia Imaculada Conceição; Associação para Pesquisa de Técnicas Ambientais (Apta); Projeto Peixe Dourado e Ceucab/Canoas.
(Diário de Canoas, 02/06/2008)