Promover o desenvolvimento sustentável dentro e fora da universidade e valorizar as riquezas naturais em uma economia responsável e solidária. Eis o objetivo do programa Ufba Ecológica, lançado oficialmente nesta segunda-feira, 2, na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).
A Fundação francesa France Libertés, presidida pela ex-primeira dama, Danielle Mitterrand, reforça o projeto através de parceria, assinada hoje. A universidade entra com o conhecimento e as fundações e institutos parceiros auxiliam com projetos, que serão proliferados.
O resultado esperado visa ao fortalecimento do conceito ecológico em cada cidadão. “As pessoas precisam ter ciência da grave crise ambiental do planeta. Precisamos buscar o desenvolvimento sustentável e preservar o meio ambiente”, afirmou o coordenador do projeto, Emerson Sales.
A presidente do instituto francês, Danielle Mitterrand, que se encontra no Brasil para conhecer projetos sociais e avaliar parcerias, destacou a crise mundial vivida pelos países, no que se refere a perda de recursos naturais. “Todos os indicadores hoje são econômicos, mas existe a questão moral e ética que não é considerada. Trabalho para reconhecer que a riqueza não é necessariamente o dinheiro, temos a água, os recursos naturais”, disse.
(Por Danile Rebouças,
A TARDE, 02/06/2008)