São 3 milhões de pessoas no estado que não são atendidas por rede de coleta e tratamento de esgoto em 153 municípiosA falta de saneamento básico ainda é um problema enfrentado por quase metade dos paranaenses. Em todo estado, 48,55% da população vive em áreas sem rede de coleta e tratamento de esgoto, segundo levantamento de dezembro de 2007. Esta parcela representa 3 milhões de paranaenses, ou praticamente a metade da população, levando em consideração o cálculo feito pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) que aponta o Paraná com 6,2 milhões de habitantes. Segundo a Sanepar, este número melhorou nos cinco primeiros meses deste ano, mas não soube informar em quanto a rede foi ampliada.
A empresa de saneamento do Paraná confirmou, porém, que moradores de 153 municípios não contam com sistema de coleta e tratamento de esgoto atualmente. O número corresponde a 38% das 399 cidades do estado. Além de provocar mau cheiro, a água suja correndo pelas ruas atrai animais e pode provocar várias doenças como febre amarela, leptospirose, dengue e malária. Em Teixeira Soares, município de 10 mil habitantes na região dos Campos Gerais, a construção da estão de tratamento de esgoto está parada há sete anos.
De acordo com o telejornal ParanáTV 1ª Edição, moradores despejam água do tanque de lavar roupas e da pia da cozinha diretamente nas calçadas. Até no pátio de maquinas da prefeitura, onde são lavados os veículos do município, a água com detergente e óleo vai para rua.
A estação de tratamento de esgoto da cidade começou a ser construída há sete anos. Menos de um ano depois, a obra foi abandonada e atualmente está tomada pelo mato. Segundo o secretário de administração, Marcos Aurélio Abib, uma nova licitação deve ser realizada para a conclusão da obra. “A estação deve atender cerca de 450 famílias. Com uma extensão de cinco quilômetros”, explica.
Não há previsão de quando o trabalho será concluído e nem de quando toda a população será atendida. A dona de casa, Ana Serenato, espera com ansiedade a implantação da rede de esgoto. “Para saúde de Teixeira Soares será a melhor coisa”, acredita.
A Sanepar informou que possui 226 estações de tratamento de esgoto em todo Paraná. A empresa afirma que o Paraná possui os melhores índices de saneamento do país. O orçamento da Sanepar neste ano para novos investimento é de 410 milhões. No ano que vem seriam investidos mais 638 milhões em todo Paraná. Os valores devem ser divididos em 60% para a rede de coleta e tratamento de esgoto e 40% para o sistema de água.
(Por Gladson Angeli,
Gazeta do Povo, 02/06/2008)