Defendeu um sistema de tratamento natural de água e esgoto, descartando as lagoas de decantação
Com o tema Sustentabilidade Urbana, a 24ª Semana do Meio Ambiente de Porto Alegre teve início ontem à noite, no auditório do Colégio Militar. Até domingo, serão promovidos debates, iniciativas de educação ambiental, trilhas ecológicas, passeios de barcos, plantios de árvores e contação de histórias.
Especialista internacional em sistemas naturais de tratamento e recuperação de águas, o escocês Michael Shaw fez a palestra de abertura das atividades. Há mais de 20 anos atuando na área de engenharia e design ecológico, Michael defende a aplicação de um sistema de tratamento natural de água e esgoto – em substituição ao método convencional de lagoas de decantação. 'Além de não usar produtos químicos e consumir pouca energia, tem um custo bem menor', explicou. Atualmente, o engenheiro está conduzindo projetos de consultoria em cinco países: Etiópia, Índia, Rússia, China e Brasil. Ele explica que o tratamento de água e esgoto pode ser feito de acordo com cada tipo de poluição. 'O grande desafio é aplicar o projeto com o mínimo consumo de energia', acrescentou.
Diretor do Centro de Referência e Integração em Sustentabilidade, o gaúcho Jorge Geras destacou que uma fábrica de alimentos para animais, em Mogi Mirim, no interior de São Paulo, implementou o sistema natural de tratamento há 9 anos. 'A taxa de eficiência verificada nesse período foi de 99,8%', apontou. Na solenidade de abertura, o prefeito José Fogaça enfatizou que 'uma cidade que não tem planejamento, acaba se tornando prisioneira do passado'.
Um dos destaques da programação da semana ocorre hoje, às 10h, na Praça Piratini, com o lançamento do projeto Porto Visual Alegre. O projeto pretende abrir uma nova fase na relação entre o poder público e a iniciativa privada. De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Miguel Wedy, a publicação materializa uma política de ação educativa para controle da poluição na paisagem da Capital.
(Correio do Povo, 03/06/2008)