Ato promovido no Centro, no sábado, teve apresentações de poesia e de teatro
São Leopoldo - Várias apresentações marcaram o lançamento da Semana do Meio Ambiente, em São Leopoldo, que ocorreu no último sábado pela manhã. Depois do ato de abertura, comandado pelo prefeito Ary Vanazzi (PT) e o secretário municipal do Meio Ambiente, Darci Zanini, o grupo de teatro Geração Bugiganga encenou um esquete com o tema Terra Eternamente: o planeta precisando de ajuda.
As atividades da Semana do Meio Ambiente seguem até o próximo domingo. “O tema deste ano de nossa semana é Preservar para as próximas gerações e os eventos preparados servem para sintetizar todas as ações feitas na cidade pela proteção do meio ambiente’’, disse Vanazzi, aproveitando o momento para chamar a população para o passeio ciclístico que ocorreu no domingo.
“Na quinta-feira, data em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, receberemos do grupo Arte 15 os painéis pintados pelos artistas sobre o mesmo tema da campanha deste ano.’’ O prefeito salientou que a data é para reflexão.“Este é tempo do cidadão refletir sobre o seu papel dentro da natureza. Tivemos a pior enchente dos últimos 30 anos e a cidade sentiu os efeitos. Estas coisas são sinais de que o ambiente sente as conseqüencias do que fazemos’’, afirmou.
A atriz Anita Coronel, do grupo de teatro Geração Bugiganga destaca que a esquete apresentada no sábado, será repetida várias vezes durante esta semana. “Representamos uma família do cotidiano com problemas de podas de árvores, que influenciam e afetam a todos’’, explica Anita.
A programação desta segunda da Semana do Meio Ambiente de São Leopoldo tem início às 10 horas, com a apresentação de palestras e filmes no Parque Imperatriz Leopoldina. Às 14 horas, a Prefeitura promove a Caravana Ambiental no bairro Cohab-Duque e o plantio da muda de número 5 mil do Projeto Ipê Amarelo. Às 14h30, estudantes participam de trilhas ecológicas no Parque Imperatriz e, às 19 horas, a Semmam apresenta na Câmara de Vereadores o Fórum dos Arroios e relata experiências em educação ambiental.
Para terça-feira, está prevista a apresentação do DVD Dengue, ciclo do mosquito, no teatro da Biblioteca Pública, às 10 horas. Às 11 horas, o Arroio Peão recebe a Caravana Ambiental. Também no teatro da biblioteca, será promovida às 15 horas a mesa-redonda Diretrizes Nacionais do Saneamento Básico. Às 17 horas, a Semmam promove uma audiência pública sobre o Jardim Botânico Municipal, no auditório da antiga sede da Unisinos. Depois disso, às 18h30, o Conselho Municipal do Meio
Ambiente (Condema) reúne-se no local.
(Jornal VS, 02/06/2008)