Durante toda esta semana está sendo comemorada a Semana Mundial do Meio Ambiente, em razão do próximo dia 5 de junho ser a data oficial que marca as reflexões sobre o tema em todo o mundo.
Em Bagé, dois Seminários marcam a data. O primeiro, realizado na última sexta-feira, teve como pauta a consciência ambiental. O segundo evento é promovido pela Emater e acontece no próximo dia 5. Estas são algumas das poucas atividades relativas à data.
Até o momento, a Coordenadoria Municipal do Meio Ambiente não programou nenhuma atividade específica. De acordo com o coordenador, Zeno Freitag, o órgão, criado em 2005, dispõe de poucos funcionários para dar vazão a todo o trabalho. “Estamos comemorando a Semana participando das atividades”, conta ele, explicando por que a Coordenadoria não organizou nenhum evento.
Para Freitag, o principal desafio da Coordenadoria neste momento é a falta de conscientização das pessoas com relação ao destino do lixo. Em muitos pontos da cidade, os materiais são largados, sem nenhuma preocupação com os reflexos trazidos para o ambiente. “A Prefeitura limpa e as pessoas sujam novamente. Isso é uma responsabilidade de toda a comunidade e não apenas do poder público”, comenta Freitag que lembra, ainda, as providências tomadas pelo poder público para mudar esta realidade, como a colocação de mais lixeiras na cidade.
A origem da data
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em cinco de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou no território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente.
(Jornal Minuano, 03/06/2008)