Sob o tema Venâncio Aires consciente – meio ambiente é cultura, começa hoje a Semana Municipal de Meio Ambiente.
A programação inicia às 9h, com abertura das exposições Natureza em Foco e Ecoarte, no Museu. À tarde, às 15h, será apresentada a peça teatral A Família Sujo, na Sociedade de Leituras. Não há mais vagas para a apresentação. Amanhã, a Semana segue com visita à Usina de Triagem de Lixo, distribuição de material sobre a coleta seletiva, plantio de 400 mudas de árvores e inauguração de placas no Parque do Chimarrão. Abaixo, a programação completa.
As exposições no Museu são realizadas com os trabalhos inscritos pela população nos concursos Natureza em Foco e Ecoarte, de fotografia ambiental e arte com material reciclado, respectivamente. Na sexta-feira, dia 6, às 9h, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) vai divulgar os vencedores dos concursos no Museu. A comissão julgadora será formada por profissionais isentos de diversas áreas. Os melhores trabalhos de arte e foto receberão premiação.
Programação
Dia 3:
9h – Abertura da Semana de Meio Ambiente e inauguração das exposições Natureza em foco e Ecoarte no Museu de Venâncio Aires. Apoio da Favan.
15h – Espetáculo teatral A Família Sujo do grupo Cuidado que Mancha, de Porto Alegre, na Sociedade de Leituras. Entrada franca.
Dia 4:
9h - Visita à Usina de Triagem em Linha Estrela. Interessados devem se inscrever na Semma, pelo telefone 3983-1034. Entrada franca.
9h – Distribuição de material da coleta seletiva e cartilha sobre lâmpadas fluorescente.
14h – Inauguração das placas do Parque do Chimarrão e plantio de 400 mudas nativas no Parque.
Dia 5:
8h – Eleição de nova diretoria do Condema na Sala de Conselhos, na Secretaria de Habitação.
15h – Sarau ecológico promovido pela Semma e Biblioteca Municipal, no Auditório da Secretaria de Educação. Participação especial do Grupo Trigênios do Núcleo de Cultura. Entrada franca.
Dia 6:
9h – Resultado dos concursos de fotografia e arte com material reciclado no Museu.
10h – Plantio de mudas de erva-mate no pórtico da cidade.
14h – Plantio de 400 mudas nas margens do arroio Castelhano
(Por Rozana Ellwanger, Folha do Mate, 03/06/2008)