A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta terça-feira (03/06) para analisar o uso da água na floresta amazônica. "A escassez de água em determinadas regiões do planeta impulsiona estados e organizações da sociedade a discutir soluções mais adequadas para o tema, mesmo nos locais onde existe aparente abundância do recurso, como o Brasil", afirma a deputada Janete Capiberibe (PSB-AP), que pediu a realização do debate.
Na região amazônica, que concentra 20% da água potável do planeta, os rios são as principais vias de transporte, além de serem fonte de trabalho e alimento. Especialistas advertem que o desmatamento na Amazônia prejudica a capacidade da floresta de reter água e pode reduzir a capacidade hídrica da região.
Debatedores
A presidente da Fundação France Libertés, Danielle Mitterrand, foi convidada para participar da discussão sobre recursos hídricos na Amazônia. "Daniele Mitterrand participou do financiamento de ações de cooperação com o governo brasileiro, especialmente na região Amazônica e no Amapá, acumulando conhecimento sobre o assunto", afirma Janete Capiberibe. Também foram convidados para discutir o assunto:
- o diretor-geral da Fundação France Libertes no Brasil, André Abreu de Almeida;
- o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann;
- a coordenadora do Laboratório Acadêmico da Região Norte Para o Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) da Organização das Nações Unidas (ONU), Ana Elizabeth Reymão;
- o secretário de Meio Ambiente do Acre, Eufran Ferreira do Amaral.
A audiência será realizada no plenário 15, às 14h.
(Agência Câmara, 02/06/2008)