Será realizado no próximo dia 12, às 17h, seminário que discutirá o tema "Uso de Potenciais Hídricos: a Questão da Transposição das Águas". O evento, que faz parte da programação da 3ª Semana do Meio Ambiente do Senado Federal, contará com a apresentação de seis palestras e debates sobre aspectos técnicos, políticos, socioeconômicos e legais do Projeto de Integração do Rio São Francisco.
O seminário tem como objetivo esclarecer a população, principalmente de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí, sobre todas as questões relativas ao projeto de iniciativa do governo federal que visa à integração do Rio São Francisco.
Após palestra de abertura e apresentação do projeto, feitas pelo consultor legislativo da Câmara dos Deputados José de Sena Pereira Júnior, estarão em debate os seguintes temas: lições internacionais na gestão da transposição de águas; o Projeto de Integração do São Francisco; viabilidade legal desse projeto quanto aos recursos hídricos e ao licenciamento ambiental e ainda sua viabilidade técnica, política e socioeconômica.
O seminário, que acontecerá no auditório senador Antonio Carlos Magalhães, do Interlegis, contará com a presença do professor do Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) Rubem La Laina Porto; do consultor do Projeto de Integração do Rio São Francisco Rômulo de Macedo Vieira; do diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) Oscar Cordeiro; da coordenadora-geral de Infra-Estrutura de Energia Substituta do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Moara Menta Giasson; e do professor em Hidrologia e Irrigação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte João Abner Guimarães Junior.
A 3ª Semana do Meio Ambiente acontece entre 9 e 13 de junho e tem como tema "Mudança de atitude". O programa inclui exposições, oficinas de reciclagem, mostra de vídeos, seminários e palestras voltadas para a conscientização da iniciativa pessoal pela conservação do meio ambiente.
(Agência Senado, 02/06/2008)