O Senado Federal, por iniciativa do programa Senado Verde, promove entre os dias 9 e 13 de junho, a 3ª Semana do Meio Ambiente, sob o lema Mudança de Atitude. Diversas conferências e debates sobre temas ligados a questões ambientais serão apresentados no auditório Antonio Carlos Magalhães, no edifício do Programa Interlegis. Para a realização das conferências, o Senado contará com a parceria da Câmara dos Deputados e do Tribunal de Contas da União (TCU).
Na terça-feira (10/06), às 9h, será apresentada a palestra "Diretrizes de Sustentabilidade para Edifícios Públicos", na qual serão discutidos procedimentos para a redução de impactos socioambientais, aplicados às construções, e o conceito de Green Building. A palestra é destinada a profissionais e estudantes de Engenharia e Arquitetura e a ambientalistas.
No período da tarde, a partir das 14h, será debatido "O Papel da Comunicação nos Conflitos Socioambientais". Na ocasião, especialistas vão apresentar os principais conceitos e aspectos legais pertinentes ao setor, além de exemplos eficientes de comunicação ambiental. As duas palestras serão transmitidas ao vivo, pelo sistema videostreaming, no Portal Interlegis.
Na quinta-feira (12/06) será realizado o seminário "Uso de Potenciais Hídricos: a Questão da Transposição das Águas", às 17h.
Na programação da 3ª Semana do Meio Ambiente, está prevista ainda a exposição EcoSoluções, que mostrará por meio de vídeos e seminário técnico aspectos do projeto de transposição de águas. As atividades ocorrerão no Salão Negro do Congresso Nacional.
Na segunda-feira (09/06), primeiro dia de atividades da semana, o Senado irá promover a palestra "Coleta Seletiva e Economias de Recursos Naturais", no auditório Petrônio Portela, com início às 14h. Essa palestra será dividida em três partes - nesta terça-feira (02/06) e na quinta-feira (05/06) será apresentada somente para os trabalhadores terceirizados responsáveis pela manutenção das dependências do Senado.
As inscrições para as palestras podem ser feitas no portal do Interlegis, no qual também pode ser consultada a programação completa dos quatro dias de evento.
O programa Senado Verde foi criado em 2007 para estimular iniciativas de boa gestão ambiental, mobilizar as pessoas e buscar soluções para evitar desperdícios e reduzir o consumo de energia, água e papel. Entre as medidas já adotadas a partir da formulação do Senado Verde, está a digitalização da ordem do dia - que leva à economia de papel -, a coleta seletiva do lixo, o uso do biodiesel em veículos do Senado e a manutenção permanente da frota desses veículos.
(Agência Senado, 02/06/2008)