O grupo de Desenvolvimento Harmônico do Programa Sociedade Convergente que discutirá as questões do Estado em uma visão sistêmica dos setores econômico, social e ambiental, realizou reunião no final da tarde desta segunda-feira (02/06), quando definiu como seu coordenador geral o deputado Nelson Härter (PMDB), que representa a Assembléia Legislativa gaúcha neste grupo que também tem representação de outras quatro áreas: Coredes, universidades, sociedade civil organizada e instâncias federativas. Além disso, foram eleitas oito das dez instituições que integrarão o grupo como reforço técnico. São elas:
Metroplan
FEEE
Conselho Estadual das Cidades
Fórum dos Comitês de Bacias Hidrográficas
Agenda 2020
Fórum RS
Fórum do Microcrédito
Emater
As duas vagas restantes serão escolhidas no andamento dos trabalhos, de acordo com a necessidade.
Também foi definida a abrangência do tema a ser tratado com destaque à sistematização harmônica envolvendo os setores, econômico, social e ambiental. Até o dia 30 de junho, conforme explicou o diretor do Fórum Democrático, João Gilberto Lucas Coelho, o grupo deverá elaborar documento que será enviado ao Colégio Deliberativo e, posteriormente, as discussões serão organizadas em nove regiões funcionais do Estado. Para a próxima reunião, segunda-feira (09/06), serão convidados a Secretaria Estadual do Planejamento, Agenda 2020, Rumos 2015, Pacto pelo Rio Grande e Pró-RS.
Reuniões
Os grupos técnicos constituídos para discutir as questões de infra-estrutura de transportes, de energia e conseqüências da dívida do Estado, também realizaram suas reuniões durante esta segunda-feira e escolheram seus coordenadores, relatores e listaram entidades que os integrarão como reforço técnico. Mais de 200 técnicos formam os cinco grupos técnicos do Programa Sociedade Convergente da Assembléia Legislativa.
Cerca de 150 integrantes foram indicados pelas entidades que integram o Fórum Democrático, instância decisória do Programa, e os demais vêm sendo indicados pelos próprios grupos. Cada grupo é composto por um deputado e um assessor de cada bancada, cinco representantes dos Coredes, cinco das universidades, cinco das instâncias federativas, 12 da sociedade civil organizada e dez de entidades e organizações convidadas.
(Por Rejane Silva, Agência de Notícias AL-RS, 02/06/2008)