A qualidade das águas litorâneas na UE piorou um pouco em 2007, revela a diminuição da percentagem de praias que cumpriram as normas obrigatórias (de 96,1% para 95,2%), enquanto se manteve estável a dos rios e dos lagos. Segundo o relatório anual de qualidade das águas de banho na UE, 88,7% das águas interiores dos países respeitaram os padrões europeus (no ano anterior a percentagem foi de 88,8%).
O documento analisa a situação de 14.551 praias e 6.797 rios e lagos de todos os Estados-membros. O comissário europeu do Meio Ambiente, Stavros Dimas, lamentou a pequena piora no caso das águas de praia, mas afirmou que a qualidade das áreas de banho, tanto litorâneas como interiores, "continua sendo alta na UE".
Por outro lado, a CE avaliou que em 2007 foi corrigida um pouco uma tendência que acontece ano após ano: a eliminação por parte dos Estados-membros de zonas de banho de sua lista oficial. Em 2007 foram suprimidas 143 áreas de banho na UE, 44% a menos que no ano anterior. Os Estados-membros têm a obrigação de informar anualmente sobre a qualidade das águas de banho em regiões litorâneas e interiores situadas em seu território.
(Efe, Ultimo Segundo, 03/06/2008)