O secretário municipal do Meio Ambiente, Miguel Wedy, esteve no Parque Natural Morro do Osso, na manhã desta segunda-feira, 2, para fiscalizar danos ambientais na área.Acompanhado pelo diretor de Arborização da Smam, Márcio Del Pino, e recepcionado pela administradora do local, Carmen Bastos, ouviu sugestões por parte dos funcionários, que entregaram uma lista com equipamentos necessários aos trabalhos desenvolvidos naquela Unidade de Conservação. O secretário também percorreu a trilha ecológica promovida para os visitantes do parque.
Localizado na Rua Irmã Jacobina Veronese, s/nº, na Zona Sul, o parque, inaugurado em 1994, tem 127 hectares.
O Morro do Osso, com 143m de altura, faz parte da cadeia dos morros graníticos existentes em Porto Alegre e localiza-se próximo à margem do Lago Guaíba. Possui aproximadamente 220 hectares de área natural e constitui-se num importante reduto biológico, praticamente isolado pela urbanização dos bairros Tristeza, Ipanema, Camaquã e Cavalhada, adjacentes ao morro. Do alto do Morro tem-se uma das vista mais belas do município, com o Lago Guaíba, o Delta do Jacuí, os morros Santa Tereza, Teresópolis, Agudo, da Tapera, das Abertas e o da Ponta Grossa.
Parte do Morro do Osso constitui-se no Parque Natural do Morro do Osso, com área de 127 hectares.
A luta pela preservação do Parque Natural do Morro do Osso tem mais de 20 anos. Por apresentar uma grande biodiversidade e resquícios de Mata Atlântica, o morro motivou ambientalistas do município, comunidades do entorno, universidades e órgãos públicos a buscar a conservação com a criação da Comissão Permanente em defesa do Morro do Osso. Em 1979, o parque foi transformado em área de preservação ecológico pelo Plano Diretor da Cidade. Em 1990, foi realizado o primeiro passeio ecológico para preservação da área e efetivação do parque. Em 1994, foi criado o Parque Natural Morro do Osso.
Atualmente, o parque abrange uma área de 57 hectraes, já desapropriados, com ampliação prevista pelo Plano Diretor para 127 hectares, o que irá garantir a proteção do local.
Visitas orientadas para instituições de ensino podem ser agendadas pelo telefone: 3263-3769.
(
Prefeitura de Porto Alegre, 02/06/2008)