O Governo do Estado deu continuidade às reuniões regionais para mobilizar os municípios a se integrarem aos esforços para a construção de microaçudes para uso da irrigação. Na sexta-feira (30), em Santa Rosa, o secretário extraordinário da Irrigação, Rogerio Porto, participou da assembléia geral da Associação dos Municípios do Grande Santa Rosa (AMUGSR).
Dadas as dificuldades enfrentadas pelas comunidades nas últimas estiagens, houve um grande interesse em torno das políticas do governo no sentido da reservação de água e de uso da irrigação, razão que levou a uma série de questionamentos ao secretário que defendeu a construção de microaçudes.
O pesquisador Darcy Bittencourt, da Embrapa Clima Temperado, de Pelotas, falou sobre o aumento da produção leiteira com a chegada das novas plantas beneficiadoras ao Estado, apoiando a proposta do Governo do Estado no sentido de estimular o uso da irrigação de pastagens e o conseqüente aumento da produção leiteira.
O uso da técnica melhora a produção e a produtividade através da utilização de tecnologias mais adequadas à realidade das pequenas propriedades hoje mais voltadas à produção de grãos.
Participaram os municípios de Alecrim, Alegria, Boa Vista do Buricá, Cândido Godói, Doutor Maurício Cardoso, Horizontina, Independência, Nova Candelária, Novo Machado, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Santa Rosa, Santo Cristo, São José do Inhacorá, Senador Salgado Filho, Três de Maio, Tucunduva e Tuparendi.
(
Governo do Estado, 02/06/2008)