A próxima novela da TV Globo das 20 horas, "A Favorita", será em defesa da Aracruz celulose, Votorantim e Suzano. Será, obviamente, patrocinada pelas transnacionais da monocultura do eucalipto.A nova novela das 20 horas da Rede Globo de Televisão, que substituirá "Duas Caras", de Agnaldo Silva, se chama "A Favorita", de João Emanuel Carneiro. Nesse folhetim as personagens principais -interpretadas por Claudia Raia e Patrícia Pillar (mulher de Ciro Gomes)- são duas herdeiras que disputam um império de papel e celusose. A novela será patrocinada pela ARACRUZ CELULOSE, VOTORANTIM E SUZANO.
Na festa de lançamento, que aconteceu no fim de maio, as empresas prepararam a decoração com tudo de eucalipto... Resta saber se vão dar folhas e resíduos de eucalipto para os atores saborearem...
A novela ainda terá direito a cenas externas em laboratórios de mudas e em áreas com plantações, ainda não definidas se no Estado Espírito Santo ou no Rio Grande do Sul.
Tendo em vista que o folhetim das 20 hs tratará de disputa por herança -e geralmente as novelas do horário nobre batem recordes de audiência no IBOPE pelos temas abordados-, é uma ótima divulgação para que o eucalipto seja colocado.
Acima do bem e do malNa sinopse está colocada cenas de ocupações em áreas com eucalipto (e também a reação da Polícia), e com direito a cenas gravadas na preparação da celulose na fábrica, ainda não definidas quando irá ao ar. A página da novela ainda não está disponível no site da Globo, mas assim que anunciarem os capítulos finais da atual novela estará disponível no sitio www.globo.com/afavorita
(
Portal do Meio Ambitente, 02/06/2008)